Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



10/05/2017
KNX é o protocolo líder nos mercados Europeu e Chinês de domótica

 

A BSRIA (UK) tem o prazer de apresentar os resultados do seu mais recente estudo de mercado de Casas Inteligentes (domótica) / Iluminação Comercial (Smart Home / Light Commercial) produzido em Janeiro de 2017. O estudo, que consiste em relatórios por países individualizados, tais como a China, França, Alemanha, Holanda, América do Norte e Reino Unido, prevê um crescimento total, global, de 20% no mercado Smart Home / Light Commercial em 2017, com o maior crescimento previsto para o mercado britânico com uma taxa expectável de 29%. O estudo segmentou o mercado em produtos individuais (stand-alone) e sistemas integrados e também analisa o valor da integração de sistemas (valor agregado), assim como dos serviços técnicos e de manutenção.

O valor total do mercado global deverá ser de US$ 15.800 milhões em 2017; sendo o mercado dos EUA o maior mercado individual representando 29% do valor do mercado global. Apesar da maturidade do mercado norte-americano, espera-se que a previsão de crescimento esteja em linha com o crescimento global de 20%, sendo o segmento de produtos individuais (stand-alone) o de maior crescimento 27%.

O estudo também prevê um rápido crescimento nas vendas de produtos e integração de sistemas, mas devido ainda à pequenez do mercado, um menor nível de vendas de serviços técnicos e de manutenção.

Os relatórios mostram que o maior sector vertical individual é o das moradias de luxo representando 25% do valor de mercado; Sendo os segundos e terceiros maiores segmentos os dos serviços, escritórios e hotéis, respectivamente, representam um total combinado de 23% do mercado.

 

Os relatórios fornecem uma perspectiva até 2021, quando se prevê que o mercado global total seja no valor de US$ 29.800 milhões.

Em termos de protocolos de comunicação, enquanto o mercado nos EUA é dominado por protocolos proprietários, o estudo mostra um aumento significativo da penetração do KNX na Europa e na China. A solução típica KNX com cabo limitou a sua implantação para as novas instalações: o surgimento da versão KNX RF (wireless/sem fios) em 2010 permitiu-lhe ganhar uma quota de mercado significativa, colocando-a em terceiro lugar atrás de protocolos de comunicação proprietários e Wi- Fi, mas com a vantagem de poder ser integrado com produtos KNX com fio.

Na Alemanha, todo o mercado de soluções residenciais é fortemente dominado pela KNX (com uma participação de 56%), desenvolvido em grande parte sob os auspícios dos principais promotores de edifícios alemães e europeus. Enquanto protocolos proprietários ainda têm uma parcela significativa, nenhum dos outros protocolos ainda ganhou uma cota significativa.

Todos os protocolos têm seus próprios pontos fortes e fracos, e muitas instalações incorporarão mais do que um protocolo.

Protocolos proprietários podem ter a vantagem de não adicionar custos adicionais aos dispositivos e dar a maior liberdade para o fabricante: no entanto, eles complicam seriamente a integração com outros sistemas e soluções.

A grande maioria das instalações de casas inteligentes, na China são realizadas ainda, com estruturas de electrificação convencionais (por cabo/fio). Do mercado de domotica, quase 38% usa protocolos proprietários e cerca de 42% foi contabilizada por sistemas KNX. O protocolo KNX constitui um "padrão europeu para a instalação de domótica/casas inteligentes" na China, que se tornou o único padrão chinês aprovado (GB / T20965) para Controle de Edifícios e Casas em 2013. Um grande número de protocolos são usados em produtos sem fio na China, No entanto, principalmente para produtos / subsistemas inteligentes autônomos/isolados, incluindo Wi-Fi.

Não obstante a desvantagem Wi-Fi é o seu maior consumo de energia, e dispositivos de trabalho através de Wi-Fi podem comprometer a rentabilização velocidade da rede Wi-Fi, e Internet na casa, face ao n.º de dispositivos por ela suportados.

Fonte: KNX.org


outras notícias