Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



07/03/2018
Conforto e Segurança Numa Smart Home

 

Quando se fala em Smart Homes/Casas Inteligentes e suas múltiplas especialidades, de entre esta se evidenciam, ao longo dos tempos, a possibilidade de a casa responder perante comandos de voz, e o seu controlo remoto anywhere, anytime, através de um smartphone, tablete, ou pc.
 
É por vezes neste domínio do controlo remoto, que a mesma tem, e pode apresentar, as suas vulnerabilidades, sejam hoje em torno das "fragilidades" da cibersegurança, associada ao controlo de sua casa, a potenciais hackers, ou outras, para acederem facilmente ao comando da mesma, e acederem a protocolos de segurança estabelecidos.
 
Quando na segurança, podemos ter associadas "Chaves Inteligentes" que podem permitir abertura de portas, localmente, pelo recurso a códigos numéricos, leitores de cartões, transponders, ou biométricos, complemtandas pelo possível controlo remoto, podemos estar abrir a nossa casa, nosso lar, aos mais diversos "amigos" e propósitos.
 
Tudo começa até pelo facto de que nem todas as portas, equipadas com abertura eléctrica (fechadura/chave, testa eléctrica e inteligente) têm o sistema de fecho automático garantido!... Se depois de aberta, a mesma não for devidamente fechada?!... Pode abrir-se aqui uma fonte de problemas, quando fora de casa, e a uma certa distancia da mesma.
 
Para além destes problemas e questões temos aqui o exemplo do produto/solução "Amazon Key" comercializado pela Amazon:
 

 

 

Destinado fundamentalmente para que estafetas, da Amazon pudessem fazer entregas, mesmo quando não está ninguém em casa, foi uma vez mais colocada em causa. Ou seja, a porta volta a abrir sem ninguém pedir licença.
Assente numa câmara que emite para a cloud, e num cadeado inteligente compatível, o sistema abriu a porta de casa de um "cliente" quando não era suposto.
 
A Amazon Key consiste num cadeado electrificado que só pode – ou só devia – ser destrancado mediante um código de utilização único, com a confirmação da Amazon (ou do cliente/proprietário) que espreitaria as câmaras para ver se tudo decorre como previsto.  E se não correr?...
 
Segundo avança o "The Register", um hacker conseguiu controlar a Key e abrir a porta em causa sem código.
 
Recorde-se que esta não é a primeira vez que a segurança do Amazon Key é colocada em causa. 
Em Nov/2017 a Rhino Security Labs apontava uma falha que, quando explorada, podia fazer com que a câmara para-se de filmar.
 
Mas nem todo o comando remoto da sua Smart Home, é critico! Tudo depende das suas prioridades.

 


outras notícias