Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



26/06/2018
Tem um minuto?

 

Mamãs e papás por aí estão muito familiarizados com o dilema: crianças, trabalho, casa, compras, amigos, hobbies? - É um perfeito acto de malabarismo digno de uma atracção circense. Como é que você consegue sobreviver neste emaranhado de solicitações? É isso sustentável?

Entre uma semana de trabalho de 40 horas (ou mais), uma lista interminável de tarefas em casa, e a relva do jardim a necessitar de ser regada, e cortada a cada segundo dia no verão ... não seria óptimo se você pudesse gastar esse mesmo tempo, em convívios sociais, culturais, com amigos e familiares em detrimento dessas rotinas? 

É um pensamento positivo, nós sabemos. Todos nós gostaríamos de passar mais tempo fazendo aquilo de que gostamos e nos dá prazer, em vez de coisas que temos que simplesmente temos que fazer, mas isso parece ser uma utopia, um sonho raramente realizável.

Bem, quando conseguimos o equilíbrio quase perfeito, entre a vida profissional e pessoal dos ocupantes, das "casas inteligentes" que projectamos e concebemos, não queremos deixar de partilhar convosco algumas dicas (7), resultantes de nossa experiência neste domínio, por forma ajudar você a reflectir na sua tomada de decisão, e claro, sobretudo economizar o seu tempo e conseguir o tão desejado equilíbrio na sua viva pessoal e profissional.

 

1- Planeie o tempo a dedicar à sua família

A vida quotidiana pode ser bastante stressante e, devido a isso - na maioria das vezes - as coisas mais importantes da vida sofrem com isso, e o resultado é que deixamos de ter tempo para dedicar aqueles que mais amamos.

Para ter certeza de que há tempo suficiente para a família em sua vida, você pode estabelecer um dia e horário fixos para uma "noite em família" especial, ou "reunião de família" para passarem um tempo de qualidade, juntos. Por exemplo, todas sextas-feira à noite, ou todas as quartas-feiras, das 17 às 20 horas. Esse pode ser o momento em que você se concentra na sua vida familiar, deixa seu trabalho do outro lado da porta, resiste ao desejo de verificar seus smartphones, ou outras distracções em outra sala, e passa uma boa noite, à moda antiga, com intermináveis conversas, jogos e risos.

 

2- Trabalhe em grupo

Nada é mais verdadeiro que o ditado "onde todos ajudam, nada custa" ... Então, peça ajuda aos seus filhos e ao seu parceiro enquanto faz a limpeza ou outras tarefas. Dificilmente alguém gosta de completar essas tarefas, mas juntando-se esforços logo há um fim à vista, e todos podem chegar lá mais rápido. Depois que essas tarefas chatas forem concluídas, você terá mais tempo para as coisas divertidas - por exemplo, para uma viagem de recreio (mesmo que seja uma simples ida ao parque para um lanche ou piquenique).

 

3- Pausas nas plataformas e redes digitais

Não há como negar as evidencias de que os laptops e smartphones desempenham cada vez mais um papel importante em nossas vidas - seja como fonte de entretenimento ou como uma importante ferramenta de trabalho e negócios - mas também despendem uma parte significativa do nosso tempo. Estar constantemente acessível através do nosso telemóvel torna difícil relaxar e não pensar em trabalho. Infelizmente, você provavelmente se encontrará ao telefone da próxima vez que seu filho, ou parceiro estiver tentando falar com você - ou vice-versa. Isso obviamente não é saudável. Coloque "pausas digitais" para dar atenção aos seus filhos durante 1-2 horas por dia. Ponha uma cesta na mesa para que nela se depositem todos os smartphones e telefones dos membros da família ao entrar em casa, e seja sensato e criativo na promoção e divulgação de actividades alternativas para divertir e entreter a família, de modo que esta medida não pareça um castigo.

 

4- Programe a sua semana com antecedência

O pioneiro no desenvolvimento pessoal, Paul J. Meyer, estava inspirado quando disse: “A produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um compromisso com a excelência, o planeamento inteligente e focado no esforço ”. A gestão de tempo mais eficiente pode ser alcançado pelo planeamento antecipado da sua semana. Isso pode incluir tempo para seus hobbies quando seus filhos não estão por casa. Por exemplo, faça uma corrida quando seus filhos estiverem no treino de futebol ou agende um café com amigos quando seu filho estiver em casa de um amigo. Então, quando seus filhos estiverem em casa, você poderá participar nas actividades em família, seja fazendo um churrasco ou apenas plantando algumas flores no jardim.

 

5- Não se preocupe com perfeccionismo

Sempre se esforçando para fazer mais, ou para ser melhor? É absolutamente necessário querer obter mais 20%  quando você já tem 80%? 

É fácil ter essa mentalidade contínua no trabalho e quando se trata de incentivar as crianças com as notas escolares. Sim, boas notas são importantes - mas não deixe que seu desejo de perfeccionismo absoluto aconteça ao custo da perda de tempo de qualidade com sua família. Para citar uma letra familiar, “Let it go, let it go…”. Termine a sua apresentação para o trabalho, uma vez que está bom - nem tudo tem que ser excessivamente perfeito. Fique satisfeito quando as suas crianças se saírem bem, e parabenize-as por isso, nem sempre terão que ser as melhores da classe em tudo.

É bom encorajar, e buscar pela excelência, e definir objectivos claros logo à partida ajudará a instigar isso - mas não deixe que isso aconteça a a preço demasiado alto que comprometa os valores da família.

 

6- Deixe que a sua casa tome conta de suas tarefas

Acredite ou não, você provavelmente poderia deixar um monte de tarefas para que a sua casa as realizasse por si.

Quer se tratem de tarefas rotineiras ou diárias, que você acha que lhe tomam seu tempo, viver numa casa inteligente e automatizada faria toda a diferença. Tarefas relacionadas com a segurança, conforto e eficiência energética podem ser potencialidades a explorar, pela forma simplista como pode evitar a necessidade de ter  que correr todas as divisões da casa, para verificar se todas as janelas estão fechadas, antes de sair. Uma verdadeira Smart Home, faz tudo isso e muito mais por si, para que você possa despender o seu tempo em coisas bem mais importantes para sua vida.

 

7- Transforme as rotinas em tempo para a família

A menos que você tenha uma propensão para fazer toda a limpeza e tarefas sozinho, por que não usar essas tarefas domésticas, algo irritantes, a seu favor! A próxima vez que você estiver a preparar um assado de domingo, veja a tarefa de descascar batatas como uma excelente oportunidade de envolver e conversar com seu filho, ou filha, para repor as conversas em dia. Identifique oportunidades em que você poderia trabalhar em família para introduzir mais conversas com seus entes mais queridos, na sua rotina diária.

 


outras notícias