Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



05/12/2018
O frio já chegou, e está lá fora!...

O frio já chegou em força, e com ele o desconforto térmico que a maior parte de nós sente dentro de casa. Apesar de ser natural querermos ligar aquecedores e fazer mais chá para nos aquecermos, existem algumas coisas que pode fazer para não só gastar menos energia – e, por conseguinte,  mas também, para poupar na carteira ao fim do mês.

 

Aqueça apenas a água de que precisa

Quem não gosta de um bom chá quente no inverno? Se tiver lá por casa uma chaleira para ferver água, uma boa forma de poupar energia é usando apenas a água de que precisa realmente. É certo que estas chaleiras incluem normalmente marcas com medidas de água, mas a medida mínima corresponde a muito mais água do que precisa para fazer uma chávena de chá. Um bom truque é colocar a água na sua chávena, e depois despejar o conteúdo na chaleira. Pode usar a mesma técnica se usar um fervedor no seu fogão.

 

Use roupa quente e mantas

É necessária muita energia para aquecer o ar frio em seu redor, pelo que é mais eficiente usar roupa quente em casa do que tentar manter o ar da mesma quente. Use camadas de roupa apropriadas ao frio e mantas para o ajudar a manter-se confortável.

 

Calafete portas e janelas

A falta de isolamento térmico é um dos grandes problemas na altura de manter a casa quente. Pode não parecer, mas o frio que entra da rua e o calor que se escapa para a rua faz com que seja necessário gastar muito mais energia para manter a sua casa quente. Isole portas e janelas para garantir que tapa potenciais frinchas e, deste modo, diminuir perdas de calor. A fita isoladora auto-adesiva que se vende em qualquer drogaria é barata e serve perfeitamente para a maioria das situações.

 

Vidros e caixilharia dupla

Se o seu orçamento o permitir, em vez de vedar as janelas pode sempre optar por comprar novas, de preferência com vidro e caixilharia dupla. O espaço de ar entre os dois vidros é um excelente isolante térmico, mas é necessário que a caixilharia seja também ela dupla e de boa qualidade, para evitar que haja perdas de calor por aqui – sem isto, de nada serve ter vidro duplo.

 

Isole a caixa dos estores

Outro dos culpados das perdas de calor são as caixas de estores. Por vezes, em casas mais antigas, esta é uma zona por onde o frio – e mesmo o vento – entram, pelo que uma forma de garantir o seu conforto térmico e contas de electricidade menores é isolar a caixa dos estores.

 
Fonte: greensavers.sapo.pt

 


outras notícias