Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



21/01/2019
Carregar smartphones sem fios desperdiça 40% de energia...

 

Usar um sistema de carregamento sem fios no smartphones desperdiça energia. Provavelmente, isto até nem é novidade para si, mas quisemos abordar o tema na mesma porque nem todos se aperceberão das implicações para o planeta de haver cada vez mais smartphones a usar um sistema de carregamento sem fios.

 

Neste momento, o protocolo de carregamento sem fios Qi, o mais popular e usado por telefones como o iPhone, tem uma eficiência de 60%. Quer isto dizer que quando carregamos um telefone deste modo, 40% da energia é desperdiçada, valor muito superior aos mais de 95% de eficiência no caso de usar o tradicional método do carregador com fios.

 

 

Assim, usar um carregador sem fios pode resultar no consumo extra de várias centenas de megawatts-hora de energia por dia, que a rede precisa de produzir a mais só para compensar a energia que se perde. É energia que poderia ser usada de outro modo e que – pior – pode ter de ser produzida numa central que use combustíveis fósseis.

 

Assim, tenha em conta que, para já, é mais eficaz para a sua bolsa e para o planeta carregar o seu telefone com um fio. Portanto, na hora de carregar o telefone lembre-se deste facto e pondere se precisa mesmo de usar o carregador sem fios.

 

 

Fonte: greensavers.sapo.pt

 


outras notícias