Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



05/04/2017
Biomassa - o papel das florestas no abastecimento energético

A floresta é responsável pela produção de 49% da energia renovável, tanto quanto as fontes solar, eólica e hídrica juntas.

 

 

Numa mensagem a propósito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lembra que a floresta é responsável pela produção de 49% da energia renovável, tanto quanto as fontes solar, eólica e hídrica juntas.

O Instituto realça também que quase 900 milhões de pessoas trabalham no setor do aproveitamento da biomassa florestal para produção de energia, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento.

"Nos países desenvolvidos, a produção de biomassa florestal para energia é um dos principais fatores de valorização dos recursos florestais, promovendo o desenvolvimento rural em regiões desfavorecidas. Mesmo nas zonas urbanas, as árvores e florestas desempenham igualmente um papel relevante na poupança de energia, atenuando os fenómenos climáticos extremos e aumentando o conforto térmico dos edifícios e dos espaços públicos", é referido.

De acordo com o ICNF, também em Portugal a energia constitui uma das maiores riquezas obtidas a partir das florestas.

"A biomassa florestal é uma das principais fontes de energia hoje utilizadas em Portugal e é, de entre as fontes de energia renovável, a mais facilmente utilizável em qualquer período do ano", é destacado.

O ICNF lembra, citando dados da DGEG, que em Portugal cerca de 54% da produção de energia renovável provém da biomassa, a qual corresponde a 13% do total de consumo de energia final do país.

"São também muito relevantes as lenhas e o carvão vegetal para consumo industrial e doméstico, ascendendo a produção de carvão a uma média de 16,8 mil toneladas anuais na última década", é sublinhado.

Segundo o ICNF, "a produção de biomassa florestal para energia e a sua integração num modelo que permita a máxima valorização dos recursos florestais é um dos aspetos centrais da política florestal portuguesa, estando traduzida nos principais documentos de política florestal".

Fonte: www.noticiasaominuto.com

 


outras notícias