Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



20/03/2017
Medidas de Eficiência Hídrica

- Medidas de Eficiência Hídrica – Comece a poupar na água e no seu dinheiro -

Os custos da água são cada vez mais relevantes e penalizantes para uma habitação, edifício de serviços e indústria. Não apenas pelo seu custo directo mas também pelos indirectos (pois a estes estão associados os custo de recolha de lixos e taxas de saneamento), pelo que urge criar conceitos de educação na utilização da água de forma racional, bem assim, como dotar a instalação hídrica de medidas de eficiência, nos diversos pontos de consumo. Pese ainda o factor ambiental e de que este recurso é cada vez mais esgotável, e dependente de condições ambientais e climatéricas, nem sempre controláveis pelo homem.

Sabia que para esse conjunto de produtos que alimentam os pontos de consumo:

- torneiras e fluxometros

- autoclismos

- chuveiros e sistema de duche

- outros dispositivos

Existe já rotulagem de eficiência hídrica dos produtos?

 

Tal como, por analogia, existem já sistemas de rotulagem e etiquetagem de produtos sobre o ponto de vista energético, existem também para produtos no tocante à eficiência hídrica.

A eficiência considerada ideal, que tem em atenção não só os consumos, mas também aspectos de conforto, de saude e performance corresponde à letra A.

Os produtos terão que corresponder às exigencias técnicas colocadas pela ANQIP (ETA 0802) e são sujeitos pelos diversos fabricantes à sua avaliação e apreciação, em regime voluntário.

Para o facilitar numa possivel escolha e selecção de novos produtos, poderá fazer aqui o download do catalogo de produtos hidricos cerificados pela ANQIP em 2016.

Para auditorias de eficiência hídrica, consulte-nos.


outras notícias